sexta-feira, 23 de julho de 2010

Residência Médica discutiu Declaração de Óbito

Debate trouxe a tona discussões acerca da responsabilidade pelo preenchimento da Declaração de Óbito.


Evento reuniu residentes e profissionais da Rede de Betim

O programa de residência médica, em parceria com a Diretoria de Educação na Saúde realizou no dia 09 de julho do presente ano um encontro para discutir as bases éticas e legais a respeito da Declaração de Óbito. O encontro com a temática “Discussões sobre constatação, investigação e o óbito – afinal, de quem é a responsabilidade?” teve participação de vários representantes de entidades que convivem cotidianamente com o tema em questão, tendo como destaque os palestrantes Dr. Ricardo Nascimento, conselheiro do CRMMG, Dr. Geam Karlo de Assis Santana, médico legista do Posto Médico Legal de Betim, Dr. Otávio Augusto Fonseca Reis, coordenador do SAMU de Betim, Dr. Hércules de Pinho, médico preceptor da Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade de Betim.


O encontro teve início com a apresentação das bases teóricas éticas e jurídicas sobre o tema, a fim de esclarecer os deveres do médico perante a situação, independente da área de atuação do profissional.


Logo após, foram apresentadas as responsabilidades de cada entidade representada. Assim, esclareceu-se as diferenças entre as mesmas, a fim de facilitar o fluxo de atendimento ao usuário do SUS na situação referida.



O encontro terminou com uma nova proposta de encontro, a fim de se esclarecer lacunas pendentes, além de se cogitar a formação de um Serviço de Verificação de Óbito no município de Betim.


Acesse a relatoria do Encontro, e as palestras proferidas: clique aqui


Betim, 16 de julho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário